Victor Alves's profile

House in Hakusan | FukiwaraMuro Architects

House in Hakusan | FujiwaraMuro Architects
Trabalho produzido por Isadora Cervi, Margareth Peripolli e Victor Alves
2° Período | Desenho Arquitetônico II

Maquete da House in Hakusan
O objetivo do seguinte trabalho foi a produção de desenhos técnicos do projeto House in Hakusan do escritório FujiwaraMuro Architects. Ainda uma maquete física para a maior compreensão dos espaços interiores da edificação.
Este trabalho foi produzido na disciplina de Desenho Arquitetônico II, 2° Período do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná.

Projeto Geral Explodido

Através da perspectiva militar é possível compreender a planta e os espaços da casa como eles realmente são. O desenho explodido mostra as plantas em verdadeira grandeza. Como um extensão perspectivada da própria planta, os espaços da casa tomam uma forma autoexplicativa. O desenho 1 da House in Hakusan é a síntese de toda a expressão projetual e topográfica da casa, e está diretamente ligado aos projetos 2 e 3 (áreas molhadas e escadas, respectivamente) através das cores escolhidas.
Áreas Molhadas i

Extraído do projeto geral, o desenho em perspectiva isométrica da House in Hakusan segue os padrões orientais de projeto em que cada peça do mobiliário se localiza em diferentes subdivisões desse mesmo banheiro. A primeira parte do projeto tem como ideia central, no entanto, a demonstração de diferença entre um banheiro tradicional oriental e um banheiro tradicional ocidental. Na perspectiva oriental nota-se a real dimensão dos espaços no projeto através da separação do mobiliário, enquanto no primeiro desenho se vê como funciona um banheiro convencional ocidental, em que todo o mobiliário se concentra em um só cômodo.
Áreas Molhada II

Extraído do projeto geral, a cozinha representa a parte central e visceral do projeto que conecta todos os outros espaços da casa, através de sua representação isométrica, nota-se uma observação projetual próxima da realidade. Dona de um design único e pequenas dimensões , a cozinha da House in Hakusan é responsável pelos acessos de todas as escadas, do living, do quarto das crianças, do escritório e também do deck.


Escadas

Extraídas do projeto geral, as escada da House in Hakusan representam o que há de mais interessante na casa, uma vez que seu projeto é definido de maneira topográfica e instintiva através das representações gráficas encontradas é possível observar que a escada central da casa (que da acesso a todos os outros espaços) serve tanto para passagem quanto para um espaço de convivência onde os moradores pode se sentar e ter um momento de reflexão. Com isso, pelas perspectivas cavalheiras, identifica-se a verdadeira grandeza das escadas que juntamente com as escalas humanas diferenciam uma escada convencional - a escada utilizada no projeto - de uma escada diretamente ligada ao convívio.
Esquadrias

Diagramadas de maneira diferente da convencional, as esquadrias da House in Hakusan são pequenas, e, em sua maioria, localizadas em planos baixos. A casa foi projetada de modo que as aberturas de ventilação e iluminação fossem propositalmente diferentes: as janelas de circulação são pequenas e localizadas em planos inferiores. As aberturas de iluminação, por outro lado, são responsáveis pelas grandes entradas bem sucedidas de luz na parte central da casa, mesmo localizadas em pontos altos do loft. A representação mostra como essa luz atinge o living e seus arredores.
Envoltórias

Retiradas do projeto original, as envoltórias podem inicialmente enganar o espectador quanto à presumível simplicidade da casa, já que formam um paralelepípedo comum. Quando retiradas, no entanto, revelam a verdadeira complexidade da edificação, com suas escadas, diferenças de nível e distribuição dos ambientes.
Projeto Geral Fragmentado

O detalhamento dessa última parte do projeto consiste na fragmentação de todo o envoltório da casa, onde pode-se ter a vista de todos os cômodos em verdadeira grandeza, através da perspectiva isométrica, em contrapartida a representação das plantas ao lado refere-se ao modo no qual o observador compreende o projeto a primeira vista, assim, o conjunto desses dois elementos - plantas e representação volumétrica - trazem consigo um ar de representação que não é possível identificar apenas com a visualização das plantas dessa forma, dando ao projeto um ar de compreensão e interpretação mais evoluída, além da representação de cores que sintonizam ambas as representações.
Vídeo identificando os espaços internos da casa
Maquete física da House in Hakusan
House in Hakusan | FukiwaraMuro Architects
Published:

House in Hakusan | FukiwaraMuro Architects

Published:

Creative Fields